Foi realizada na quinta-feira, 26 de outubro, no Paço Municipal (Centro), a assinatura simbólica de convênio do SUS (Sistema Único de Saúde) com os cinco Rotary Clubs de Barueri visando a ampliação de testes rápidos de hepatites B e C. A ação conjunta envolve também a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria da Família (Sefam) e a Secretaria de Governo.
O convênio já havia sido oficializado no dia 14 de setembro deste ano. O projeto consiste na organização das ações, garantia das condições adequadas e disponibilização de recursos humanos para a execução dos testes.
A testagem deve seguir as orientações do “Manual Técnico para Diagnóstico das Hepatites Virais” e do Programa de Educação Permanente Telelab, do Ministério da Saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil sejam portadoras crônicas da hepatite B e C, doença silenciosa que causa inflamação no fígado podendo evoluir para cirrose e até câncer se não houver tratamento.
O Rotary fornecerá, sem qualquer ônus financeiro, o serviço de voluntários para as ações de testagem que reforçarão o trabalho já realizado pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde.
Os pontos de atendimentos serão determinados conforme a demanda dos moradores. Em casos de diagnóstico da doença, as pessoas serão encaminhadas para o tratamento na rede de saúde municipal.
COMBATE À DOENÇA
A cerimônia reuniu os secretários Silvio Macedo (Sefam), Beto Biteri (Governo) e Milton Monti (Saúde); Ricardo Caiaba, rotariano e secretário adjunto da Sefam; Pedro Fontana, presidente do Rotary Club de Barueri Centro Comercial Alphaville; Pedro Sartorato, membro do Rotary Club de Barueri Alphaville; Maria Clara, do Rotary Club de Barueri Tamboré, e Cido Rodrigues (Rotary Club de Barueri).
Na cidade tem ainda o Rotary Club de Barueri, Jandira, Santana de Parnaíba e Aldeia da Serra. “Através deste grande passo dado, as famílias terão acesso a essa testagem ampliada, o que trará praticidade, mais tranquilidade e rápido encaminhamento aos casos de hepatite detectados em Barueri, evitando o agravamento da doença”, disse Silvio Macedo, secretário da Família.
Foto: Divulgação/Sefam