A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), alerta proprietários e motoristas de taxi para a realização da verificação periódica anual e mudança de tarifa dos taxímetros, conforme Portaria Ipem-SP nº 185/2022, publicada no Diário Oficial do Governo do Estado.
De acordo com a portaria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), a verificação dos taxímetros “nos automóveis de aluguel para o transporte de passageiros do Município de Barueri” será feita entre os dias 06 e 10 de novembro deste ano, mediante agendamento on-line.
A verificação metrológica acontece na Avenida Praia Grande, na altura do número 232, City Bussocaba, em Osasco, próximo ao Parque Chico Mendes. O agendamento on-line terá de ser realizado por meio do site do Ipem-SP. O interessado deverá pagar a Taxa Metrológica Antecipada, através de Guia de Recolhimento da União (GRU), preferencialmente no Banco do Brasil.
“As ações feitas no nosso Departamento, que são voltadas à regularização e fiscalização dos transportadores de escolares e de taxistas, têm por objetivo gerar mais segurança para os usuários desses serviços”, afirma Roberto Clineu Soares, diretor do Departamento de Transportes Diferenciados da Semurb.
PARA A REALIZAÇÃO DA VERIFICAÇÃO, OS PROPRIETÁRIOS DE TAXIS DEVERÃO TER OS SEGUINTES DOCUMENTOS
a) Alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura dentro do prazo de validade;
b) Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (categoria aluguel);
c) Certificado de Verificação do Taxímetro Ipem-SP referente a última verificação metrológica do instrumento;
d) Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada;
e) Ordem de Serviço fornecida por oficina permissionária credenciada e devidamente autorizada pelo Ipem-SP para a execução dos serviços de instalação, manutenção e reparo em taxímetros.
Informações adicionais podem ser obtidas pessoalmente na Delegacia de Ação Regional Oeste do Ipem-SP, na Avenida Afrânio Peixoto, 188, Butantã – São Paulo, ou pelos telefones (11) 5062.7761 e 5062.8510.
DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES DIFERENCIADOS
Entre as funções da Semurb estão, além dos cuidados para com o transporte de taxi na cidade, os critérios de avaliação e circulação de veículos escolares, ambos sob a responsabilidade do Departamento de Transportes Diferenciados (DTD).
O DTD é responsável pelo recebimento de documentos, efetivação de cadastros e fiscalização dos Transportadores de Escolares e do Transporte Individual de Passageiros (Taxi). O foco está na prevenção de sinistros de trânsito, priorizando a regularização da frota de escolares e taxis do município.
Foto: Emanuel Assis/Secom