O Partido dos Trabalhadores de Carapicuíba realizou, no domingo, 08 de outubro, plenária para debater Conjuntura política local e perspectiva para as eleições de 2024. Além da base militante do Partido ligada a Movimentos Sociais, várias lideranças locais e de cidades próximas participaram do evento.
O Presidente do PT de Carapicuíba, Marciano Fernandes, abriu os trabalhos e compôs a mesa com as companheiras e companheiros e convidou as lideranças para uma breve saudação e contribuir com a análise local e do Brasil.
Estiveram presentes Aluisio Pinheiro, presidente do PT de Osasco; Raimundo Nonato, presidente do PT de Cajamar; Leonel, presidente do PT de Jandira; Zé do Boné, presidente do PT de Cotia; Alexandre, presidente do PT de Barueri; Fabiana Mina, presidente do PC do B de Carapicuíba; Dinah Barros, tesoureira do PT de Carapicuíba, membro da executiva da Macro-Osasco, coordenadora do setorial de mulheres de Carapicuíba, integrante da coletiva de mulheres da macro Osasco; Profa. Cida Carlos, Secretária Geral do PT Carapicuíba (interina), membro da comissão de ética do PT estadual, integrante da coletiva de mulheres da macro Osasco; Rose Chocolate, faz parte da secretaria de mulheres de Barueri; Olímpia, integrante da executiva do PT de Cotia, coordenadora do setorial de mulheres de Cotia; João Humberto, presidente da JPT, membro da executiva de Carapicuíba representando o setorial da juventude; Prof. Naldo, vereador do PT em Carapicuíba; Luciano, presidente do sindicato dos comerciários, membro do Diretório de Carapicuíba; Edson Bertoldo, da diretoria da CUT estadual, membro do Diretório do PT em Carapicuíba; José Vianey, diretor do sindicato dos construtores, membro do Diretório do PT em Carapicuíba; Joel da Sabesp, do Cintaema Carapicuíba; Valdir Roque Coordenador do PT da Macro-Osasco e Região. Sergio Ribeiro, Membro do Diretório do PT de Carapicuíba e vice-presidente do PT no Estado de São Paulo.
Todas as intervenções seguiram a linha de críticas ao trabalho da Prefeitura da cidade e a necessidade de renovação. O nome de Sérgio Ribeiro, Prefeito de Carapicuíba entre 2009 e 2016, foi lembrado a cada fala.
Os feitos de Sérgio Ribeiro nas melhorias de infraestrutura urbana e políticas sociais receberam destaque nas intervenções. As lideranças foram unânimes em citar seu nome como possível candidato à Prefeito.
A luta contra a privatização da Sabesp e os problemas da via mobilidade foram citadas juntamente com críticas ao Governador Tarcísio de Freitas. A luta em favor das mulheres negras também teve destaque, como também, a luta em defesa do Estado Democrático de Direito.
Por fim, Sérgio Ribeiro teve a missão de falar da conjuntura política da cidade e da necessidade de avanços necessários na área de políticas públicas, que foi prioridade durante seus dois mandatos. Lembrou da qualidade da merenda nas escolas públicas de Carapicuíba. “Nossa merenda escolar era a melhor do Estado. Tinha qualidade de excelência”, enfatizou.
Também falou das áreas de enchentes que cresceram na cidade. “Quando assumimos a Prefeitura em 2009, tínhamos 8 pontos críticos, após várias obras, esse número caiu para 4. Hoje temos mais de 20”.
Sérgio também informou como foi sua conversa com o Presidente Lula em Brasília. Conseguiu incluir Carapicuíba em vários Programas Sociais, como o Mais Médicos, Cursos Profissionalizantes e da implantação do Instituto Federal na área de educação. Na cultura, incluiu a cidade como beneficiária da Lei Paulo Gustavo. Por fim, enfatizou a necessidade de o PT eleger o máximo de Prefeitos e Vereadores em 2024, construindo força necessária para em 2026 eleger um número maior de Deputados Federais no campo da esquerda, melhorando a correlação de forças no Congresso.
Ele agradeceu a presença e o carinho de todos e afirmou estar preparado para lutar por uma Carapicuíba melhor caso seja escolhido para representar as forças democráticas municipais.
Foto: Divulgação PT