No Outubro Rosa, Santana de Parnaíba tem programação diversificada para conscientizar sobre o câncer de mama 

Compartilhe

Com o objetivo de conscientizar a população e promover medidas preventivas, a Prefeitura de Santana de Parnaíba está com uma programação variada para marcar o Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama. Os eventos são organizados pela Secretaria da Mulher e da Família em parceria com a Secretaria de Saúde.

A abertura oficial do Outubro Rosa será na terça-feira, 10 de outubro, a partir das 10h, com uma roda de conversa com a secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, e o médico mastologista da rede pública, Dr. Paulo Tenório, no Centro Administrativo Bandeirantes (CAB). Em seguida, a partir das 11h, terá início a exposição “Mulheres que inspiram”, no auditório do CAB. Na ocasião, serão expostas fotografias das participantes da Casa Rosa com histórias sobre suas vidas.

Mulheres atendidas pela Casa Rosa

 Em 18 de outubro, a partir das 09h30, haverá uma roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama com a secretária Selma e convidados, no Núcleo Fazendinha. Em 27 de outubro, a partir das 09h, a mesma atividade será realizada para os participantes do Projeto Crescer, na Arena de Eventos. O encerramento da programação será celebrado com a tradicional Caminhada Outubro Rosa, em 28 de outubro (sábado), a partir das 08h, no Bolsão de Estacionamento, no Centro.

Faz parte das atividades do evento um mutirão para a realização de exames de mamografia, com agendamento até 31 de outubro, nas unidades de saúde do município. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os exames são realizados durante todo o ano, mas em outubro a equipe faz um mutirão aproveitando o mês de conscientização. Mais informações: 4622.8850.

CASA ROSA

 A Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza atividade de promoção da saúde da mulher desde 2013, e o espaço que se destaca no atendimento a mulheres com câncer é a Casa Rosa. O local foi inaugurado em outubro de 2016 e atende hoje 30 mulheres, com atividades voltadas ao bem-estar e qualidade de vida em ambiente acolhedor, além de atendimento psicológico e social. No local são desenvolvidos grupos com temáticas diversas, ministradas por equipe multiprofissional, com psicólogos, terapeutas, nutricionistas e fisioterapeutas e ainda são feitas a doação de próteses capilares e lenços para as mulheres em tratamento oncológico.

A prefeitura também desenvolve um importante trabalho de prevenção nas unidades de saúde da cidade, que oferecem estruturas completas e profissionais qualificados, onde as mulheres podem realizar, durante todo o ano, o acompanhamento com ginecologista. Além disso, a cidade dispõe do Ambulatório Médico Especializado, com profissionais qualificados para atender diferentes patologias, inclusive o câncer.

 INCIDÊNCIA DE CÂNCER NO BRASIL

 Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), com base em estimativa para o biênio 2023-2025, nas mulheres o câncer de mama é o mais incidente, com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Conforme o mesmo estudo, o tumor maligno mais recorrente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Conforme o INCA, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresenta bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos. Embora seja mais comum em mulheres, a doença também acomete homens, representando apenas 1% do total de casos.

A DATA

Criado na década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Teve início com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ocasião em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor-de-rosa – foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da corrida.

O evento tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, a data foi formalizada em 2018 através da Lei nº 13.733, que instituiu o Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama – Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas campanhas e atividades educativas sobre o tema.

PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

– Abertura do Outubro Rosa – Roda de Conversa com a secretária da Mulher e da Família, Selma Cesar, e o médico mastologista Dr. Paulo Tenório

Data: Terça-feira –  10 de outubro

Horário: 10h

Local: Centro Administrativo Bandeirantes

– Exposição fotográfica “Mulheres que inspiram”

Data: Terça-feira –  10 de outubro

Horário: 11h

Local: Auditório do Centro Administrativo Bandeirantes

– Roda de conversa com a secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, e convidados

Data: Quarta-feira – 18 de outubro

Horário: 09h30

Local: Núcleo Fazendinha, Rua Gabriel Jorge Salomão, 13 – Chácara Solar I

– Roda de conversa com a secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, convidados e para os participantes do Projeto Crescer

Data: Sexta-feira – 27 de outubro

Horário: 09h

Local: Arena de Eventos

– Caminhada Outubro Rosa

Data: Sábado – 28 de outubro

Horário: 08h

Local: Bolsão de Estacionamento, Centro (próximo ao Monumento dos Bandeirantes)

– Mutirão – exames de mamografia

Data: durante o mês de outubro

Local: unidades de saúde de Santana de Parnaíba

Mais informações: 4622.8850

Foto: SECOM – Santana de Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.