Com o propósito de promover o debate sobre o retinoblastoma e a importância do diagnóstico precoce da doença, o vereador Marcos Danilo de Sousa, o “Markinhos”, submeteu o Projeto de Lei nº 78/23 ao plenário da Câmara Municipal de Jandira na 31ª Sessão Ordinária de 03 de outubro de 2023. Aprovada por nove votos, a propositura pretende instituir o “Dia de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma” no calendário oficial de eventos do município, a ser celebrado anualmente em 18 de setembro.
O texto estabelece ainda que na mesma semana “serão realizadas campanhas e ações de conscientização e esclarecimento à população e aos profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma, com a divulgação dos sintomas e sinais característicos da doença e as formas de melhorar a qualidade de vida dos enfermos”.
“O objetivo do tratamento dos pacientes com retinoblastoma é a preservação da vida e da visão. A sobrevida para pacientes com retinoblastoma tem melhorado muito nos últimos anos, devido aos avanços com diagnósticos precoces e melhores opções terapêuticas”, comentou o vereador em sua justificativa.
O retinoblastoma é um tumor maligno raro nas células da retina (parte do olho responsável pela visão) e que afeta um ou ambos os olhos. A doença pode causar cegueira e levar à morte, porém tem chance de cura elevada se for diagnosticada a tempo.
Há alguns meses, o casal de jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert abordou o assunto publicamente após a filha Lua, de dois anos, ser diagnosticada com a doença. Eles lançaram, inclusive, uma campanha para alertar pais e responsáveis sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces.
Foto: CMJ