Alphaville completa 50 anos de conquistas e desenvolvimento 

Compartilhe

A região do Alphaville é, com certeza, um dos principais pontos de desenvolvimento econômico de toda a região de Santana de Parnaíba. Para se ter uma ideia, o bairro concentra 10 das cerca de 37 mil registradas no município. Com seus centros comerciais, condomínios de alto padrão e projeto arquitetônico totalmente planejado para ser um complexo urbanístico padrão, o bairro, que tem grande importância no Estado, completou no dia 21 de setembro 50 anos de história.

Considerado pioneiro no conceito de urbanismo sustentável no país, o bairro teve um crescimento exponencial e, nos últimos 10 anos, recebeu importantes obras de infraestrutura como construção de colégios, duplicação de vias, abertura de unidades de saúde.

No começo de 2016, por exemplo, o bairro ganhou um equipamento público de fundamental importância para a segurança de todo o município. Inaugurada ao final de janeiro, a Base do Corpo de Bombeiros garante um atendimento rápido e especializado a qualquer eventualidade nos mais diferentes pontos do município.

Corpo de Bombeiros

 No mesmo ano, os munícipes da região receberam de presente a primeira unidade pública de saúde do bairro, com a inauguração, ao final de junho, da UBS Alphaville. Até então os moradores do bairro eram atendidos no Álvaro Ribeiro, unidade localizada ao centro da cidade.

Com o aumento do fluxo diário de pessoas no bairro, outro ponto que recebeu muita atenção foi a questão da mobilidade, com obras de fundamental importância para a garantia da qualidade de vida da população da região; a principal delas com a entrega do Túnel Oscar Niemeyer, na região da antiga Praça da Paz, no final de 2020, que desafogou um dos principais problemas de tráfego de toda a cidade e uma questão de décadas do trânsito na região.

Túnel Alphaville

 Além de construído com recursos 100% municipais, a intervenção ainda aconteceu em tempo recorde, já que o túnel foi entregue em menos de 11 meses a contar do início das obras, e com a ligação direta entre as avenidas Marcos Penteado e Universitário, eliminando a necessidade de travessia na Yojiro Takaoka, a qualidade de vida dos moradores da região melhorou significativamente, diminuindo o trânsito na região.

A duplicação da Via Parque, Paiol Velho, alargamento da Yojiro Takaoka, Passarela Yojiro Takaoka, Terminal Alphaville são outras das obras de infraestrutura urbana realizadas pela administração municipal que tem contribuído para melhoria do grande fluxo de veículos da região, garantindo além da melhoria do trânsito um melhor fluxo logístico para as empresas que atuam na região.

Duplicação Paiol Velho

Passarela Yojiro Takaoka

Outra importante conquista para o bairro foi a entrega do colégio Max Santana, o primeiro infantil da região, que de brinde ainda veio com um complexo esportivo com piscina semiolímpica, coberta e aquecida, que é utilizado para a realização de aulas de natação e hidroginástica.

Colégio Max Santana

Em breve, o bairro ainda deve ganhar outra estrutura pública que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento econômico da região, com o Parque Tecnológico Itahyê, que abrigará empresas de tecnologia, universidades e institutos de pesquisa, promovendo a geração de empregos.

O BAIRRO

Fundado em 1973, pelos engenheiros Renato Albuquerque e Yojiro Takaoka, em um terreno inicial de quase 5,5 milhões de metros quadrados, onde era a sede da antiga Fazenda Tamboré, a ideia inicial dos sócios era construir um centro industrial com toda a estrutura para atrair empresas não poluentes.

Com a chegada da HP – Hewlet Pachard, o projeto teve mudanças no plano inicial, passando a ser chamado Alphaville Centro Industrial e Empresarial. A instalação de novas empresas na área logo gerou a necessidade de criação do Alphaville e a expansão do bairro como hoje é conhecido.

Foto: SECOM – Santana de Parnaíba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.