O Basket Osasco aguarda a definição da tabela do Campeonato Paulista Masculino adulto 2023, que terá o realinhamento entre as equipes. O encerramento da primeira fase será no dia 13 de setembro, mas a Coruja já realizou todos os seus oito jogos.
Pelo sistema de disputa, os times jogam entre si na fase inicial em turno único. Os classificados de primeiro ao quinto lugar se enfrentam com o mando invertido da etapa inicial, classificando novamente do primeiro ao quinto. Já os demais times, posicionados de sexto ao nono lugar, também se enfrentam com o mando invertido. Os três melhores se juntam aos cinco qualificados do outro grupo para a disputa do playoff das quartas de final. Depois, os quatro classificados das quartas de final jogam o Final Four, que definirá o campeão. No momento, a Coruja aparece em quinto lugar na tabela, mas com jogos a mais em relação aos times que estão atrás na classificação.
Dentre os nove participantes do Estadual, o Basket Osasco é o único que não disputa o NBB, mas alcançou na atual temporada a excelente marca de nove anos consecutivos na elite paulista, além de participar do Brasileirão CBB pelo terceiro ano seguido.
O elenco tem trabalhado diariamente no Ginásio Geodésico para buscar uma vaga nos playoffs do Paulista.
“Nós estamos aproveitando este período justamente para recuperar alguns atletas, condicionar alguns que ainda não estão no seu ideal, e também corrigir alguns detalhes técnicos e táticos, principalmente nos aspectos defensivos, para a sequência do campeonato”, destacou o técnico Adriano Geraldes.
O preparador físico Wanderson Silva explicou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido após um intenso período de jogos.
“No início dos trabalhos tivemos um mês de preparação até o primeiro dia de jogo do campeonato, e depois, um mês de jogos com praticamente duas partidas por semana, jogando terça e sábado ou quarta e sábado, então, gerou uma sobrecarga muito grande nos atletas, aí ficamos sem tempo para treinar, porque tem que aumentar o descanso para conseguirmos recuperá-los da melhor maneira possível. Agora, são duas semanas de treinos, sem jogos. Na primeira semana, a gente conseguiu recuperar bem os atletas deste desgaste, pois tínhamos alguns atletas com volume de minutagem muito alto nos jogos e isso acabou desgastando bastante. E agora já estamos conseguindo fazer uma semana mais aquisitiva, de ganhos, e ajustes técnicos e táticos na quadra, então, está sendo um período bem proveitoso de trabalhos”, disse.
Assim que definida a tabela dos próximos jogos do Basket Osasco no Campeonato Paulista por parte da Federação Paulista de Basketball, a Coruja informará horários e locais em suas redes sociais.
Foto: Bruno Ulivieri/Basket Osasco