O agendamento de castração gratuita de cães e gatos, organizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), será na quinta-fera, 03 de agosto. As vagas são limitadas e totalizam 250, divididas em 80 para caninos fêmeas, 60 para caninos machos, 60 para felinos fêmeas e 50 para felinos machos.
O agendamento será realizado exclusivamente on-line e através do Portal Pet, começará às 08h e permanecerá aberto até o término das vagas. Devido a elevada procura pelo serviço, elas costumam acabar rapidamente.
“Barueri oferta vagas para castração de pets aos munícipes e, devido a qualidade e gratuidade do serviço, a procura é muito grande. É sempre bom ficar ligado à abertura no dia 03, às 08h, para que se tenha sucesso no agendamento. A castração é importante, pois evita que os animais desenvolvam algumas doenças e promove o controle de sua reprodução”, salienta o secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu).
REQUISITOS PARA AGENDAMENTO
O animal deverá possuir o Registro Geral Animal (RGA) ao qual o CPF e um endereço de e-mail válido do tutor deverão estar atrelados. O RGA é exclusivo para pets residentes em Barueri. O registro de animais de pessoas não residentes no município é considerado crime previsto na legislação penal brasileira. Para ser castrado o cão ou o gato deve ter entre 07 meses e 07 anos de idade e estar saudável.
NO DIA DO PROCEDIMENTO
É obrigatória a impressão da ficha, a ciência e a execução dos procedimentos pré-cirúrgicos informados nesse documento, bem como a assinatura e a entrega da Autorização de Procedimento Cirúrgico no dia da castração. O animal deve estar acompanhado de um maior de 18 anos com capacidade de contê-lo e que tenha todas as informações sobre o histórico de saúde do pet.
DEMAIS ORIENTAÇÕES
No local da cirurgia será permitida a presença de apenas uma pessoa por animal. No caso de o tutor possuir mais de um pet para castração, poderá solicitar apoio de outra pessoa com idade acima de 18 anos. Gatos devem ser transportados em caixas apropriadas. Cães devem usar focinheira, coleira e guia.
Foto: Eric Dimitri/Secom