Em uma ação que durou toda a quinta-feira, 29 de junho, equipes da Receita Federal, Polícia Federal, Guarda Portuária de Santos e Marinha do Brasil frustraram a tentativa de envio ao exterior de 75 kg de cocaína através do complexo portuário santista.
A droga foi encontrada em um navio graneleiro carregado de açúcar e tinha como destino a Nigéria.
A operação de Busca Aduaneira é uma atividade de rotina realizada pela Receita Federal e, no caso em questão, sua complexidade está relacionada às dimensões da embarcação, tipo de carga, possibilidades de locais para esconder a droga e a segurança dos servidores. Ela é precedida da análise das informações obtidas e tenta evitar atrasos desnecessários na movimentação das cargas durante os trabalhos.
Após a varredura da embarcação, a droga foi encontrada em três guindastes.
A possibilidade de ocultação de outras bolsas utilizando o sea chest do navio, compartimento situado abaixo do nível da água utilizado para captação de água para resfriamento das máquinas da embarcação, foi determinante para a decisão de inspeção do casco da embarcação e a participação de mergulhadores da Marinha do Brasil.
A inspeção foi concluída sem a localização de novos volumes contendo tabletes de cocaína e os trabalhos finalizados com a apreensão de três bolsas contendo 75 kg de cocaína no total.
Foto: Receita Federal