Na quarta-feira, 07 de junho, a partir das 08h, terá início o agendamento de castração gratuita de pets, organizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema). O objetivo é conceder o procedimento de forma gratuita a tutores de pets residentes em Barueri para o controle reprodutivo dos animais, além de proporcionar mais qualidade de vida aos cães e gatos da cidade, evitando doenças e outros perigos.
As vagas são limitadas e totalizam 250, sendo 60 para caninos machos, 80 para caninos fêmeas, 50 para felinos machos e 60 para felinos fêmeas. O agendamento será encerrado assim que todas as vagas forem preenchidas. A Secretaria alerta que a procura é grande, levando a um preenchimento rápido, mas todos os meses são abertas centenas de novas vagas.
COMO AGENDAR
Para agendar, o tutor deverá acessar o Portal Pet, informando o Registro Geral Animal (RGA), obrigatório para moradores do município. O endereço de e-mail atualizado e o CPF deverão constar nesse Registro. A Sema alerta que o RGA de animais comprovadamente não pertencentes a residentes do município são considerados ilegais, conforme previsto na legislação municipal.
O animal deverá estar dentro da faixa etária de 07 meses até 07 anos e apresentar boas condições de saúde, principalmente no dia do procedimento. Se for considerado inapto, não será castrado, evitando o risco de morte. Ao finalizar a marcação, o tutor fica sabendo do dia, horário e local do procedimento cirúrgico.
No dia da castração, o tutor deverá apresentar a Autorização de Procedimento Cirúrgico impressa e assinada. Caso não a receba por e-mail, é possível fazer a impressão pelo Portal Pet. É importante estar ciente e seguir todos os procedimentos pré-operatórios informados.
As pessoas não agendadas no dia, horário e local estabelecido na marcação não serão atendidas. Somente será permitido pessoas maiores de 18 anos no dia agendado, sendo uma pessoa por pet que tenha condições de conter o animal. Havendo mais de um animal por tutor, o responsável deverá solicitar a uma pessoa com idade superior a 18 anos o auxílio para contenção.
Os cães deverão estar com coleira e focinheira e serem conduzidos por guia. No caso dos gatos, deverão ser transportados em caixas apropriadas. Os responsáveis deverão ter conhecimentos sobre a saúde e o histórico de vida dos pets.
Foto: Benjamim Sepulvida