Os Terminais Metropolitanos Diadema, São Mateus, Luiz Bortolosso (Osasco) e Carapicuíba da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos recebem a partir desta sexta-feira, 19 de maio, a exposição “Queer Angola”, da Associação Diversa, Arte e Cultura e o Museu Lusófono da Diversidade Sexual.
A exposição marca o Dia Internacional de Combate a Homofobia e retrata pessoas da comunidade LGBT+ de Angola, com imagens da campanha “Veja além do seu preconceito”, da Associação Íris Angola. São 12 fotografias de lésbicas, gays e pessoas trans angolanas em contextos e atitudes de empoderamento da comunidade no país.
As fotos traduzem a cultura angolana, nas roupas, nos tecidos, nas estampas, nas cores e nas pinturas faciais e corporais, e na atitude das pessoas fotografadas, que expressam sua coragem, num continente ainda marcado por muita censura, discriminação, violências e punições públicas.
As fotografias ficarão expostas até a última semana de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Orgulho LGBT+, 28 de junho.
“Queremos fomentar a não discriminação das pessoas em todos os aspectos, especialmente no que se refere à sua identidade de gênero e orientação sexual”, diz uma das frases da exposição. Concebida e coordenada por Carlos Fernandes, diretor executivo da Associação Íris Angola, “Queer Angola” tem realização da Diversa Arte e Cultura e expografia de Franco Reinaudo e Leonardo Arouca.
Confira aqui as fotos da exposição: anexo 1.pdf
MUSEU LUSÓFONO DA DIVERSIDADE SEXUAL (MLDS)
Foi criado a partir da ideia de unir as vivências de pessoas LGBT+ que vivem em localidades onde a língua portuguesa é falada, sua gestão é feita por representantes LGBT+ desses países. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Todos esses países somam uma população de mais de 267 milhões de habitantes. Tem como principais objetivos: preservar memórias, recuperar histórias e visibilizar a produção sociopolítico cultural das comunidades LGBT+ desses 10 países e realizar exposições de forma colaborativa com a participação de pessoas LGBT+ na gestão e elaboração de suas ações e atividades.
ASSOCIAÇÃO DIVERSA, ARTE E CULTURA
Foi criada em 2012 por e para pessoas LGBT+, para preservar a memória da comunidade a partir de processos coletivos e participativos. Tem como principais objetivos: preservar a memória da população LGBT+; estimular, promover e incluir artistas LGBT+ e sua produção cultural; promover a cultura da paz e a educação em direitos humanos e combater a violência e a discriminação contra pessoas LGBT+.
SERVIÇO
Exposição “QUEER ANGOLA
– Terminal Metropolitano Diadema
Data: 19 de maio a 28 de junho
Endereço: Av. Conceição, s/n, Parque Mamede – Diadema
– Terminal Metropolitano São Mateus
Data: 30/05 a 8/06
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100, Jardim Vera Cruz, São Paulo/SP
– Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso
Data: 13/06 a 22/06
Endereço: Av. dos Autonomistas, nº 7.130, Quitaúna, Osasco/SP
– Terminal Metropolitano Carapicuíba
Data: 24/06 a 30/06
Endereço: R. Diógenes Ribeiro de Lima, 53 – Vila Gustavo Correia, Carapicuíba – SP
Foto: Divulgação CPTM