Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM recebe exposição Histórias que nos Tocam

Compartilhe

Para homenagear homens e mulheres que passaram por algum tipo de tratamento no combate ao câncer de mama, a CPTM realiza, em conjunto com a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, realiza a exposição ‘Histórias que nos Tocam’, na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi, de 13 de março a 03 de abril.

O acervo conta com relatos de pacientes que passaram por tratamento na Unidade de Oncologia do São Camilo, localizada na Mooca, abordando suas experiências no combate à doença. Além disso, apresenta também dicas de prevenção ao câncer, para aumentar as chances de o tratamento ser bem sucedido.

SOBRE O CÂNCER

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que cerca de 700 mil casos novos de câncer ocorrerão por ano no Brasil até 2025, sendo as regiões sul e sudeste as que concentram cerca de 70% da incidência dos novos casos.

No Brasil, o câncer mais incidente na população brasileira é o de pele não melanoma, com 30%. Em homens, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer mais incidente é o de próstata com cerca de 72 mil casos. Enquanto nas mulheres, o câncer de mama é o mais comum, com aproximadamente 74 mil casos.

Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer homens. Os casos representam 1% do total, segundo o Inca. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais, formando um tumor que pode invadir a região da parede torácica ou outros órgãos, a chamada metástase.

Para o diagnóstico oportuno da doença, os homens devem ficar atentos a quaisquer sinais de alteração na região das mamas. Os principais sinais da doença são:

– Retração de pele

– Aparecimento de caroços ou nódulos

– Secreção pelo mamilo

– Aumento dos gânglios, também chamados de ínguas, nas axilas

– Vermelhidão na área do peito e coceira

A prevenção é a realização de checkup medico anualmente, junto com a realização mensal do autoexame e, na presença de alterações com nódulos ou crescimento das mamas, procurar atendimento médico. A partir dos 40 anos, a mulher deve realizar a mamografia anualmente. Caso tenha antecedentes familiares de câncer de mama, a mulher deve consultar seu médico sobre a idade correta para iniciar a prática da mamografia ou outros exames diagnósticos.

SERVIÇO

Exposição ‘Histórias que nos Tocam’

Local: Estação Palmeiras-Barra Funda, Linha 7-Rubi

Data: de 13 de março a 03 de abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.