O recapeamento começou, nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, em mais 54 mil metros quadrados em ambos os sentidos da Avenida das Nações Unidas, na Marginal Pinheiros, região da Subprefeitura Santo Amaro, no trecho compreendido entre a Avenida Victor Manzini e a Ponte Transamérica. A previsão é de finalizar em junho deste ano.
A Marginal Pinheiros é a segunda via expressa mais importante na capital. Recebe mais de 450 mil veículos por dia, é um dos acessos ao litoral Sul paulista e ao Porto de Santos, além da Rodovia Presidente Castelo Branco.
Um controle rigoroso das ações é realizado em campo pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincamentos, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via).
O PROGRAMA
No momento, são 18 os trechos que estão em andamento e totalizam uma área de cerca de um milhão de metros quadrados de recape. Somando as áreas já concluídas e as novas vias contratadas, o programa ultrapassou a marca de 3,9 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, quando o programa começou nas vias, os trechos finalizados correspondem a 2,23 milhões de metros quadrados.
Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.
O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.
Previsto em contrato, o programa é realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
O acompanhamento dos trechos pode ser consultado através do site oficial do programa, que é atualizado em tempo real: clique aqui para ler mais. Confira o conteúdo audiovisual sobre o recape.
Foto: SECOM Prefeitura de São Paulo