O governador Tarcísio de Freitas decretou, neste domingo, 19 de fevereiro, estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, que foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a região. O temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos. Algumas vias de acesso à região estão interditadas devido à queda de barreiras. Equipes médicas estão de prontidão para receber e atender a população. Unidades de saúde avaliam abertura de leitos inativos.
O coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Henguel Ricardo Pereira, acompanha as ações de atendimento aos desabrigados e desalojados pelas chuvas. Seis equipes da Defesa Civil Estadual atuam de forma suplementar nos municípios afetados. Até o momento, foram registrados oficialmente 19 óbitos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas.
SECRETARIA DA SAÚDE ENCAMINHA INSUMOS PARA ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS NO LITORAL
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo encaminhou um conjunto de insumos médico hospitalares para o atendimento às vítimas das fortes chuvas nos municípios do Litoral Norte do Estado. Os materiais foram enviados à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que fará a distribuição para as equipes e unidades de saúde que eventualmente necessitem.
Já foram encaminhadas pela secretaria 940 bolsas de glicose, 900 bolsas de soro, 180 kits intravenosos, 30 kits de sutura, 30 talas para imobilização, além de sedativos e outros medicamentos.
COMANDO DE AVIAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR REALIZA RESGATES E SALVAMENTOS NO LITORAL NORTE
O Comando de Aviação João Negrão da Polícia Militar atua com sete aeronaves na região do Litoral Norte do Estado para o resgate das vítimas das chuvas, o transporte de tropas para as ações de salvamento e atividades de ajuda humanitária. Em parceria com oficiais do Corpo de Bombeiros, a equipe do Águia 6 resgatou uma criança de dois anos que estava soterrada na região da Vila do Sahy. Ela foi encaminhada para atendimento no Hospital Regional do Litoral Norte.
Outra equipe do Comando de Aviação, juntamente com profissionais do GRAU, realizaram o resgate de uma grávida em trabalho de parto. Mãe e a criança chegaram ao Hospital Regional do Litoral Norte e passam bem. Até o momento, os helicópteros Águia já realizaram o salvamento de 11 vítimas, além do transporte das tropas da PM, Bombeiros e Defesa Civil.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo