Busto do Barão de Mauá volta a ser exposto na Estação Brás da CPTM

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Os passageiros que passarem pelo saguão principal da Estação Brás, que atende as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM, vão poder contemplar o busto do Barão de Mauá, pioneiro da industrialização no Brasil do século XIX e responsável pela implantação da primeira ferrovia no País.

Após restauros na peça, o busto de bronze está exposto sobre um pedestal e protegido por uma redoma de vidro, uma homenagem à atuação visionária do Barão ao investir na primeira estrada de ferro do Brasil, ligando o porto de Mauá até Raiz da Serra, na então Província do Rio de Janeiro, além de ser também impulsionador da primeira estrada de ferro paulista, a São Paulo Railway, ligando Santos a Jundiaí.

“Estamos resgatando um marco da história ao voltar a dar destaque ao empreendedor visionário que teve papel fundamental na implantação da ferrovia no Brasil. Nada mais nobre que manter essa homenagem a uma referência ao transporte sobre trilhos. Além disso, a estação também passa a ser ponto de visitação de estudantes e apreciadores da nossa história”, afirma Wilson Nagy, Gerente Geral de Manutenção na CPTM.

BARÃO DE MAUÁ

Irineu Evangelista de Sousa, Barão e mais tarde Visconde de Mauá, foi um dos personagens mais importantes no século XIX.

Banqueiro, industrial e político brasileiro, o barão foi um dos principais responsáveis pela construção de grandes empreendimentos, tanto na ferrovia, como também na iluminação pública a gás e navegação a vapor.

Natural do Sul do País, ficou órfão aos 11 anos e foi levado ao Rio de Janeiro para iniciar uma profissão. Por sua capacidade de empreender, ganhou destaque na vida profissional e recebeu crédito de capital britânico para investir por aqui. Em 1867, inaugurou a São Paulo Railway, primeira estrada de ferro do Estado de São Paulo que ligou as cidades do planalto paulista (Estação Jundiaí) ao litoral (Estação Valongo/Santos).

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