80 anos do Colégio N. Sra. Misericórdia são celebrados no Nossa História  da Câmara Municipal de Osasco

Compartilhe

A 90ª edição do Programa Nossa História fez um passeio pelos 80 anos do Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, um dos mais tradicionais da cidade de Osasco.

Durante a solenidade cívica, conduziram e hastearam as bandeiras de São Paulo, Brasil e de Osasco, respectivamente, Rosemeire Aparecida Santana (inspetora de alunos e representante dos colaboradores da Instituição); Irmã Maria de Deus da Silva (ex-diretora do colégio e presidente da Rede de Educação Rosselo – Reducar); e Alexandre Ortolani de Aquino (professor de geografia e aluno egresso do colégio).

A surpresa do evento ficou por conta da participação de Naipha Franzoni, aluna da primeira turma do Colégio, que, aos 87 anos, emocionou a todos ao contar histórias da escola que viu crescer.

“Eram irmãs que se sacrificavam muito. A gente cantava os hinos da escola e do Brasil. Éramos todos muito obedientes. Era uma felicidade tão grande chegar ao colégio, porque nós éramos muito bem recebidas. Elas nos ensinaram muito, tanto na vida dentro da escola quanto fora dela. O Colégio Misericórdia foi a base de tudo”, contou Naipha, ao recordar de muitos momentos em que passou dentro do colégio.

Naipha se emocionou ao receber uma homenagem do colégio, pelas mãos da diretora-executiva Irmã Floripes de Oliveira Reis. “São muitas emoções nesse momento. Olhando para vocês, que fazem parte dessa história, a gente tem certeza de que o colégio não é só um imóvel localizado na R. Madre Rosselo. Ele está vivo nos corações”, afirmou Floripes, se dirigindo também aos alunos que acompanharam a solenidade.

Alexandre Ortolani de Aquino se emocionou ao dizer que fazia parte da história dos 80 anos do Misericórdia. “É difícil a gente encontrar instituições tão longevas e com tanto sucesso como o Misericórdia. Temos desafios no presente, pensamos no futuro e, diante, desta Casa tão importante para o município, ressalto que precisamos de mais educação, diálogo e entendimento”, reforçou Aquino.

Outra homenageada que tentou segurar a emoção foi Rosemeire Aparecida Santana, que mandou um recado para os alunos: “Estudem, porque, através da educação, tudo é possível”.

Ex-diretora do Colégio, Irmã Maria de Deus da Silva declarou que se emocionou com o testemunho de dona Naipha, uma das primeira alunas do Misericórdia. Irmã Maria também foi aluna do Magistério do Colégio, onde seguiu carreira. “Temos consciência que formamos pessoas para a sociedade. Vocês alunos têm muita responsabilidade ao carregar no peito essa marca”, disse Irmã Maria de Deus.

O vereador Délbio Teruel (União Brasil) aproveitou para contar a sua experiência com pais de alunos do Colégio Misericórdia, durante a caminhada até a cidade de Aparecida, em 2022. “Vi a solidariedade de muitas pessoas, de muitas religiões, e compartilhar essa experiência com os colegas do Misericórdia foi muito gratificante”, disse Délbio Teruel.

Josias da Juco (PSD), presidente da Frente Parlamentar Nossa História, encerrou a solenidade reforçando a importância dos estudos e da valorização da instituição. “Confesso que eu fiquei até sem jeito em participar de um evento com pessoas tão respeitadas que vieram celebrar esse momento conosco”, declarou, ao informar que pretende dar uma Placa Comemorativa ao Colégio. “Vocês merecem uma Sessão Solene para celebrar esse momento tão importante”.

Foto: Ricardo Migliorini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.