Terremoto na Turquia de magnitude 7.8 na escala Richter deixa mais de 1600 mortos e centena de feridos

Compartilhe

Um forte terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter atingiu nesta segunda-feira, 06 de fevereiro, o sudeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria, matando mais de 1.600 mil pessoas. O tremor aconteceu quando muitas pessoas estavam dormindo, o que aumentou o número de vítimas. O tremor também foi sentido no Líbano e no Chipre.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o terremoto ocorreu às 04h17, horário local, correspondente às 22h17 de Brasília, próximo a cidade Gaziantep .

Na Síria mais de 320 pessoas morreram, com vítimas tanto em áreas controladas pelo governo como por rebeldes. Pelo menos mil pessoas ficaram feridas na Síria.

Muitos edifícios desabaram e equipes de resgate foram mobilizadas para procurar sobreviventes nos escombros.

O ministro do Interior da Turquia, Suleymon Soylu, disse que dez cidades foram afetadas: Gaziantep, Kahramanmaras, Hatay, Osmaniye, Adiyaman, Malatya, Sanliurfa, Adana, Diyarbakir e Kilis.

A Turquia fica em uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo.

Em 1999, mais de 17 mil pessoas morreram depois que um forte terremoto atingiu o noroeste do país.

PRESIDENTE LULA SE SOLIDARIZA COM AS VÍTIMAS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com as vítimas dos terremotos que atingiram a região central da Turquia e o noroeste da Síria, nesta segunda-feira, 06 de fevereiro. Mais de 1,6 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas com os tremores, que derrubaram prédios e causaram mais destruição em cidades sírias já devastadas por anos de guerra.

“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu Lula, nas redes sociais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.