A Ciência e a Universidade como alavancas históricas do desenvolvimento – *Elcio Abdalla

Compartilhe

O advento da Universidade de pesquisa foi o grande motor da ciência nos últimos dois séculos em todo o planeta. Foi ela que permitiu que a renda per capita e a expectativa de vida do habitante da Terra, que foi a mesma durante mais de 1.500 anos, mudasse. Hoje, quase qualquer pessoa vive melhor que Luiz XIV, o Rei Sol, por exemplo. Isso porque o conhecimento científico modernizou técnicas em praticamente todos os setores da atividade humana, como na medicina, na engenharia, na agricultura, entre outros, que enriqueceram a sociedade, as indústrias e permitiram que a população em geral tivesse acesso a melhores produtos, assistência médica e melhores condições de vida.

No Brasil, praticamente toda produção científica brasileira vem delas. A iniciativa privada não tem participação ativa, o que vem se mostrando como um grande erro histórico. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma grande parte da produção científica vem da iniciativa privada. De grandes companhias, como a Bell Laboratories. Andrew Carnegie, um dos americanos mais ricos da virada do século XIX para o século XX foi um dos maiores filantropos, tendo deixado uma fortuna imensa para Fundações e Universidades.

E é por isso que o investimento do Estado em nossos centros de pesquisa e de produção de cultura é fundamental e estratégico para o desenvolvimento nacional. Em nossa história, o governo brasileiro teve um papel de altos e baixos no apoio à ciência e à universidade. Entre as vitórias importantes, há meio século nasceram o CNPq e a Fapesp, que foram generosos e vitais ao desenvolvimento científico. A FAPESP constitui hoje o maior monumento nacional à ciência paulista, e, direta e indiretamente, à ciência nacional.

No Brasil, os investimentos ao longo da história levaram ao desenvolvimento da medicina, com vários centros importantes, técnicas de agricultura a partir de órgãos como a Embrapa, por exemplo, que permitiram que o país tenha se tornado o grande produtor mundial de alimentos. Além da enorme quantidade de engenheiros do país – apesar de ainda haver uma falta destes. Em física e astronomia a universidade também tem dado contribuições enormes, com participação em grandes projetos internacionais.

A Universidade de São Paulo e a Unicamp têm formado um baluarte insubstituível. Mas gostaríamos de ver em toda parte no Brasil esse tipo de empenho. Alguns locais têm lutado bravamente para que isto se faça, com cientistas importantes tentando desbravar regiões brasileiras, e por vezes conseguindo. No entanto, um maior orçamento e uma continuidade temporal são vitais neste sentido: as universidades devem mesmo ser o grande motor da pesquisa, auxiliadas pela iniciativa privada e por órgãos governamentais.

Porém, em diversos momentos, vivemos hiatos no tempo em que a ciência acaba por ser esquecida, o que leva a verdadeiros desastres a médio e longo prazo. O menor investimento nessas instituições tem grandes riscos. A perda de cérebros pode ser fatal. O cientista Michio Kaku, há algum tempo falou da mais absoluta e mais consequente medida americana para o desenvolvimento: o visto americano permitindo a entrada de cientistas de altíssimo nível. Claro que estes cientistas vieram de países como o nosso.

Outra consequência do sucateamento das universidades será a impossibilidade de se produzir ciência e tecnologia, de se produzirem medicamentos de alto custo a preços populares e a perda de técnicas de tratamento médico. A falta de uma elite intelectual modificará o futuro do Brasil. E pensar o futuro é a mais importante via de se ter um desenvolvimento sustentado e sustentável, assim como a melhoria do nível de vida de toda a população.

Independência científica é fundamental em tempos como o atual

O desenvolvimento de tecnologias nos dá independência econômica e independência estratégica. Em tempos difíceis como o que vivemos agora, por exemplo, ninguém vai nos dar tecnologia gratuitamente: veja-se com o problema das vacinas contra a Covid-19. Apenas para citar uma questão atualmente importante, a produção nacional de imunizantes não só garante a proteção da população, mas também gera lucros astronômicos, muito maiores que o aumento da produção agrícola.

Note-se todavia que a produção agrícola também cresce, apenas e tão somente, com técnicas novas e avançadas de produção. Não se deve iludir-se de que apenas medidas administrativas ou políticas possam aumentar ou sustentar a produção de alimentos ou de energia. É necessário haver técnica.

Como consequência dos investimentos menores em Pesquisa e Inovação no país, que vem decaindo há pelo menos uma década, temos observado o aumento de teorias conspiratórias, a propagação de inverdades, a produção de afirmações inverídicas e falsas, que têm sido nocivas à sociedade, levando à perda de vigor de cérebros de altíssimo valor e à perda da crítica social e do pensamento abstrato, levando a sociedade a um fenecimento rápido e por vezes de difícil reversão.

Sociedades científicas produzem mais, sabem mais, desenvolvem-se melhor, pensam melhor, planejam melhor. A sociedade científica é a sociedade que se faz moderna. Países que não desenvolvem ciência têm lideranças que acham que podem impor suas teorias “no grito”, “no berro”.

De modo geral, olhando à nossa volta, vamos perceber que a imensa maioria dos itens foram desenvolvidos pela ciência, desde plásticos até computadores e celulares. Vale a mesma história que já contei várias vezes, mas da qual não me canso: o ser humano pouco se desenvolveu antes da ciência moderna, e sua expectativa de vida era muito baixa. Reis tinham duas dezenas de filhos para poder, um deles, virar herdeiro, já que a grande maioria dos filhos morria ainda criança. A partir da vacina e outros elementos da ciência moderna passamos a ser mais ricos e mais poderosos, mais sábios e mais tecnológicos.

A Revolução Industrial também trouxe consigo novas perspectivas através do que na física chamamos de termodinâmica. A partir da Universidade moderna, da Universidade de Pesquisa, tivemos uma arrancada em direção à modernidade. A química moderna também veio daí.

Na década de 1940, Henry Luce escreveu, na Revista Life o artigo “O século Americano”, em que ele preconizava o uso extenso da ciência. De fato, os Estados Unidos, através da Ciência, foram para a Lua, chegaram em Marte, produzem vacinas em menos de um ano e são a nação mais poderosa da Terra. Isso não é apenas uma coincidência.

Se quisermos um Brasil pujante, maiúsculo, rico, poderoso, magnânimo para sua população, especialmente a mais pobre, façamos Ciência! Com letra maiúscula!

*Elcio Abdalla é físico teórico brasileiro com reconhecimento internacional e importante liderança na pesquisa de física teórica no Brasil. Com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, é atualmente professor titular do Instituto de Física dessa universidade, além de coordenador do Projeto Bingo, radiotelescópio brasileiro que está sendo construído no interior da Paraíba que fará o mapeamento da parte escura do universo.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.